Follow by Email

domingo, 14 de fevereiro de 2016

CARTA ABERTA PARA BEL PESCE

Por Paulo G. M. de Moura

Querida Bel Pesce;
Você não me conhece. Mas, quando o horário do seu comentário na CBN coincide com o momento em que estou levando meu filho ao colégio te ouço. Por isso, resolvi ouvir sua leitura traduzida da “Carta Aberta ao Brazil”, escrita e publicada no Facebook por um tal Mark Manson, um cara que eu não saberia quem é não fosse por você, e que veio aqui, pegou uma das “nossas” garotas e está levando-a embora para a casa dele no EUA, certamente por escolha certa dela. Bom, pelo menos ele é um cara correto e está avisando: Oh! Tô levando...
Voltemos à tal carta. Ouvi você lê-la até o fim. Fiquei um pouco incomodado com algumas passagens do texto, mas, como me empolguei com o conjunto da obra (sou impulsivo), e como a carta contém algumas verdades inegáveis sobre certos problemas de caráter da nossa nação, saí compartilhando inadvertidamente, com meu filho de dezesseis anos, meus irmãos (menos para uma irmã que é petista), e para meus melhores amigos.
Ao ouvi-la lendo a carta, o meu amigo Jefferson da Silveira postou o seguinte comentário abaixo do seu post que repliquei no meu Face: Acho este vídeo danoso, pois ela afirma que não adianta tirar a Dilma que nada vai mudar... por que precisamos mudar nós e que a economia está tão problemática que não tem solução... ESTE PAPO É MUITO BOM PRO PT, PRECISAMOS FALAR EM TIRAR A DILMA E O PT PARA ONTEM... QUE AS COISAS VÃO MELHORAR PRINCIPALMENTE A ECONOMIA... todo o resto se muda com, educação e vai levar muito tempo; precisamos resolver o agora!
Quer saber Bel. Fiquei tão incomodado que acordei diversas vezes essa noite pensando nisso. Logo cedo (hoje é domingo) saí da cama e fui ler a carta na fonte. Putz! Logo eu, que sou analista político de profissão deixei essa bola passar no meio das minhas pernas? Logo eu que aprendi com Aristóteles que todo discurso é uma meia verdade, fui esquecer de ler as entrelinhas da carta do Manson?
Sabe como me senti Bel? Como seu eu tivesse batido no retrovisor do carro de todas as pessoas para quem compartilhei teu vídeo. Bah! Só conseguirei dormir direito na próxima noite se eu for atrás de uma por uma das minhas vítimas para “indenizá-los” com esse esclarecimento. Viu Mark Manson!?
Em síntese, o meu amigo Jefferson disse o que importa. Mas, sinto-me obrigado a ir aos detalhes.
Sim, é verdade que “Não é segredo para ninguém que você (o Brasil) está passando por alguns problemas. Existe uma crise política, econômica, problemas constantes em relação à segurança, uma enorme desigualdade social e agora, com uma possível epidemia do Zika vírus, uma crise ainda maior na saúde”.  
Opa! Em todos esses casos, não foi o povo brasileiro que bateu no retrovisor de si mesmo e fugiu sem pagar. Está certo que aquilo que os partidos nos oferecem para escolher como governantes é o que há de pior na nossa sociedade. Isso, no entanto, não elimina o fato de que estamos sendo governados há 13 anos pelo Partido dos Trabalhadores, e que, portanto, às crises a que você se refere têm responsáveis flagrados e identificáveis pelas “câmeras de segurança” da imprensa independente (que ainda existe graças à internet, não obstante as tentativas do PT para acabar com nossas liberdades).
Óbvio que, se acreditamos no valor da liberdade, na capacidade autônoma dos indivíduos de construir seus destinos individuais e coletivos e na responsabilidade de cada um e de todos pelas decisões e atitudes que assumimos, temos que concordar com o argumento do Manson quando ele afirma que há uma relação entre o “caráter” nacional dos brasileiros, a herança fundacional da nação e o destino desastroso que construímos ao nos deixarmos governar pelo PT por 13 anos (que nos custarão uma geração ou mais para consertar, se fizermos as escolhas certas daqui para frente).
Mas, vamos com calma nesse negócio de dizer “você é o problema”. Você que estudou nos EUA, numa das melhores universidades do mundo, e que, “foi eleita um dos líderes mundiais mais admirados pelos jovens”, sabe que todo norte-americano sai da maternidade já com um PhD em marketing. Manson, além de bom marqueteiro de si mesmo, faz na sua carta referência às “teorias sobre o sistema de governo, sobre o colonialismo, políticas econômicas, etc.”. Mas, ele preferiu substituí-las pelo seu dedão de Tio Sam acusando todos os brasileiros de sermos responsáveis sobre essa Zica, com “C” que se abateu sobre nós.
Zica, no meu tempo (tenho 55 anos), significava “algo muito ruim que aconteceu, como um azar, uma confusão que ocorreu, um problema ou desentendimento. (...) Ou, na gíria uma maldição, um momento de baixo astral, pode ser também um mau presságio, um mau agouro” (http://www.sonhosbr.com.br/sonhos/significados/significado-de-zica.html).
A epidemia de Zika, com “K”, tem várias causas, dentre as quais a irresponsabilidade dos nossos governantes no combate ao mosquito Aedes Aegypti (parcialmente compartilhada por gente que não cuida do “seu quintal”). Mas, você sabia que a microcefalia pode ter origem no larvicida Pyriproxyfen usado pelo governo para combater o mosquito causador? Ou, segundo uma denúncia que circula na internet, pode ser consequência de um lote de vacinas vencidas aplicadas irresponsavelmente na população vítima, pelo governo? Ninguém vai investigar e desmentir isso?
Mas, o Triplo X da questão, que mais me incomodou na carta do Manson está nessa frase aqui oh: “Você está ferrado. Você pode tirar a Dilma de lá, ou todo o PT. Pode (e deveria) refazer a constituição, mas não vai adiantar. Os erros já foram cometidos anos atrás e agora você vai ter que viver com isso por um tempo”.
Como assim não vai adiantar tirar o PT?  Conviver com o que por um tempo? Com a Dilma por mais três anos?
O Mark Manson, que conhece “teorias sobre o sistema de governo, sobre o colonialismo, políticas econômicas, etc.” para explicar o Brasil, reconhece que nosso “governo não vai conseguir pagar todas as dívidas que ele fez a não ser que mude toda a sua constituição”. Finalmente ele, que está indo embora e levando uma das “nossas” garotas de sorte para os EUA, acha que tudo bem nós continuarmos aqui nessa merda, governados pelo PT por mais três anos, sabendo que a Dilma não tem a menor intenção de reformar a Constituição e que está insistindo na política econômica desastrosa que nos trouxe até aqui?
Bel, a Argentina estava pior que o Brasil, mas elegeu o Macri. O cara recém sinaliza algumas medidas políticas e econômicas em sentido oposto às dos governos bolivarianos e os investidores internacionais já começaram a se interessar em voltar a investir lá (inveja branca de Los Hermanos).
Bel, a maioria esmagadora dos brasileiros, hoje, todas as pesquisas comprovam, reprova o governo da Dilma e apoia o seu impeachment. Os poucos brasileiros que ainda se opõem ao impeachment são aqueles que “bateram no nosso retrovisor” e estão querendo fugir sem pagar. Eles formam a elite que controla o Estado sob comando do PT, que por sua vez, tem na sua mão os rabos comprados da maior parte dos políticos (inclusive da oposição), de parte importante dos juízes, das grandes empresas de mídia e de grande parte dessas empresas que, como diz Manson “pegaram dinheiro demais emprestado (no BNDES, no Banco do Brasil e na CEF?) quando o dólar estava baixo, lá em 2008-2010 e agora não vão conseguir pagar já que as dívidas dobraram de tamanho. Muitos vão falir por causa disso nos próximos anos e isso vai piorar a crise”.
Sim, muitas dessas empresas e outras tantas envolvidas na Lava Jato vão falir e dar o calote nessa população que “não é do tipo que poupa”.  Quer, dizer, só não vão falir se a mídia, os políticos, os juízes e algumas das “lideranças mundiais mais admiradas pelos jovens” continuarem se omitindo na responsabilização dos acionistas dessas empresas que deveriam indenizar com seu patrimônio em ações e propriedades o saque aos cofres públicos da nação. Nos EUA é assim que se faz. Vamos aceitar passivamente eles fugirem sem pagar?
Bel, você estudou no MIT e, evidentemente, pelo sucesso profissional rápido que conquistou tão jovem, entende de marketing. Então vamos lá: você sabe qual é o principal argumento que o marqueteiro do diabo que orienta o PT inventou para livrar Lula e sua turma da cadeia? Ele aponta o dedão acusador para todos nós brasileiros com esse mesmo argumento do Manson: “o culpado é você que também é corrupto”!
E, claro, se todos somos corruptos, ou vamos todos para a cadeia, ou devemos deixar Lula, Dilma e o PT livres e impunes, como Manson sugere ao dizer que “não adianta tirar o PT”, pois estamos e vamos continuar ferrados por uma década.
Uma década só? Incluindo mais três anos de governo petista? Otimista demais ele. Não te pareceu?
Quer saber Bel, esse é o principal problema da carta do Manson ao Brasil. No meio de algumas verdades que ele apontou há mal explicadas lacunas. E, justamente, as lacunas mais sintomáticas, coincidem com os argumentos que Lula, Dilma e o PT esgrimem para continuar impunes e no poder,
Desculpe-me a franqueza Bel. Não sou adepto de teorias da conspiração, mas, no sono inquieto dessa madrugada cheguei a pensar que o tal Mark Manson é um personagem fictício e que essa carta que você leu de boa-fé, era obra do marqueteiro do diabo para tentar esvaziar as novas manifestações pelo impeachment que faremos dia 13 de março próximo.
Talvez eu devesse dirigir essa carta para ele. Mas, eu sei que você existe e escolhi você, pois foi através do seu vídeo que tomei conhecimento da tal carta. E, nesse momento, seu vídeo já ultrapassou 2,6 milhões de visualizações.

Não seria correto de minha parte quebrar o retrovisor de tanta gente ao compartilhar sem críticas esse seu vídeo lendo a carta do Mark Manson. Espero vê-la nas ruas conosco dia 13 de março na luta para tornar mais breve o sofrimento de todos nós. Bom domingo para você.